quarta-feira, 19 de maio de 2010

O DAVI DE MICHELANGELO



A estátua do rei Davi prestes a lutar contra Golias tem uma história interessante e encontrou seu lugar definitivo sob circunstâncias dramáticas. Aos 26 anos de idade, Michelangelo tinha por tarefa terminar uma escultura já começada e abandonada por um outro artista, mas ela se tornou algo memorável.

Michelangelo recebeu um salário mensal e um prazo de dois anos. Disseram-lhe ainda que, se seus patronos florentinos gostassem do resultado, ele receberia um pagamento adicional. Fiel à rapidez com que trabalhava Michelangelo concluiu o trabalho antes do prazo.

Um grupo de notáveis artistas florentinos decidiu que a escultura deveria ser colocada em frente ao parlamento do governo civil, o Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria. Na calada da noite, a enorme estátua saiu do ateliê, nas proximidades da catedral.

A escultura era tão grande que uma parte da parede teve de ser demolida para que ela passasse. Foram necessários 40 homens e quatro dias para levar a estátua a seu destino, apoiada em andaimes e cordas e carregada sobre cilindros. Na noite em que a escultura foi revelada ao público alguém jogou uma pedra nela – possivelmente um ato de solidariedade política com Donatello, cuja estátua Judite e Holofemes (1460) estava sendo substituída pelo Davi de Michelangelo.
A escultura de 5,16 metros e 5,5 toneladas foi esculpida num único bloco de mármore, entre 1501 e 1504. Hoje encontra-se no Museu da Academia, em Florença, Itália.

“O Davi de Michelangelo é uma linha divisória da História da Arte. É uma escultura da vitória. Com esta estátua, o moderno superou o antigo.” (Antonio Paolucci)

“O bloco de mármore tinha 5,5 metros de altura e nele, infelizmente, um certo mestre Simone da Fiesole começara a esculpir um gigante, e trabalhara tão mal que cavara um buraco entre as pernas e a coisa toda ficou desfigurada, inutilizada. Michelangelo decidiu pedi-lo a Soderini e aos diretores, que lhe entregaram o bloco imprestável. Michelangelo fez então um modelo de cera, conferindo-lhe, para ser instalado no palácio, as formas de um jovem Davi com um estilingue na mão, tendo em mente que, assim como ele defendera seu povo e o governava com justiça, aqueles que agora governavam a cidade pudessem defendê-la com bravura e também governá-la com justiça.” (Giorgio Vasari, Vida de Michelangelo, 1568)

Fontes: FARTHING, Stephen. 501 Grandes Artistas, RJ: Sextante, 2009;
PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte. SP: Ática, 2009;
SCHUMAN, K. e PAXTON, R. O Método Michelangelo. Best Seller: RJ, 2007.

Viva melhor: estude sobre algo que gosta!

12 comentários:

  1. Vi o pastor Yossef Akiva, comentar desta escultura em uma de sua pregações em São josé dos Campos-São Paulo e fiquei curiosissima em conhece-la, realmente é de uma beleza e precisão admiravel, mas o que é mais importante é o que este homem Davi, representa na histáoria da humanidade!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O engraçado é que eu tb vi o Pr Yossef Akiva comentar e achei esse artigo.....só que foi em Niterói....

      Excluir
  2. A esma coisa "anônimo", mas eu vi essa citação do Pr.Yossef Akiva no aviva Camboriú!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Que obra é essa! Mesmo nos dias de hoje é quase inimaginável fazer uma obra tão monumental, imagine há quinhentos anos atrás. Vi o pastor Yossef Akiva falar sobre ela no Congresso CONAADEM, em Aparecida de Goiânia então resolvi conferir essa grandiosa obra que prova tanto a capacidade humana quanto a existência de um Deu que o capacita.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. O rabino Yossef Akiva comentou sobre essa escultura em um congresso em Fortaleza CE.
    Realmente é uma bela obra e Arte.

    ResponderExcluir
  6. O pastor Yossef pregou na Festa da Umadevre em Volta Redonda sobre a formasão do homem e conto sobre a historia de MICHELANGELO como foi feita essa magnifica Estatua de Davi ai vimos como Deus fez com perfeição o Homem a sua imagem .....

    ResponderExcluir
  7. Boa noite
    Eu trabalho na empresa Quinta Dellarte Esculturas Clássicas, Sacras e decorações.
    Eu gostaria de informar, que trabalhamos com esculturas maravilhosas, inclusive temos uma escultura de Davi em mármore com 1,50 m de altura.
    Boa sorte a todos e parabéns.
    Gilberto Paixão
    www.quintadellarte.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amigos!

    Também vi na pregação do Pastor Yossef Akiva nesse link - http://www.youtube.com/watch?v=D91pGDsTV4Q

    Uma bela obra sem dúvidas!

    ResponderExcluir
  9. pra mim essa obra só mostra a capacidade humana em fazer "milagres" ! perguntado como ele tinha o escupido no bolco carta vez, Michelangelo respondeu " ele jah estava lá eu só revelei o q eu jah via" GÊNIO
    !

    ResponderExcluir
  10. Tb vi o Pr. Yossef Comentar e vim conferir!

    ResponderExcluir