sábado, 12 de junho de 2010

COMO SURGIU O PONTILHISMO

O pontilhismo surgiu na França em meados da década de 1880 como um movimento pós-impressionista, sendo uma reação aos próprios impressionistas. Trata-se de uma técnica de pintura em que o artista fez desenhos e representações usando pequenos pontos ou manchas, dando ao observador, um efeito óptico diferente da pintura convencional.

Os dois principais artistas dessa modalidade foram os franceses George Seurat (1859–1891) e Paul Signac (1863–1935), que aprofundaram as pesquisas impressionistas quanto à percepção óptica, isto é, o modo como os objetos são vistos.

Seurat, em especial, reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no conjunto,  permitem perceber uma cena. Essa técnica ganhou o nome de pontilhismo: as figuras são representadas com fragmentos ou pontos, cabendo ao observador percebê-las como um todo plenamente organizado.
Perceba na obra abaixo (Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte, 1884-1886) a evidência de como a figura foi construída a partir de pequenos pontos. Observe também como Seurat conseguiu criar áreas de luz e sombra: os pontinhos amarelos nos dão a ideia de luz do sol; os pontinhos mais escuros nos sugerem as sombras causadas pelas copas das árvores e pelas sombrinhas das mulheres.


Signac foi outro grande pintor que dominou a técnica pontilhista. Ele gostava de observar o movimento da água no mar e nos rios, e procurou registrá-lo em muitas de suas obras.
Observe em sua obra abaixo (A boia vermelha, 1895), os pequenos pontos coloridos que, colocados lado a lado, formam todo os elementos representados: o céu, as casas, as embarcações, a água, a boia e o reflexo de tudo isso na água.


No Brasil, diversos artistas, principalmente do período da Primeira República, utilizaram a técnica especialmente em paisagens e pinturas decorativas, como Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti e Rodolfo Chambelland.

Fontes: http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/pontilhismo/ 
GRAÇA, Proença. Descobrindo a História da Arte. São Paulo: Ática, 2009.

Post sugerido por Melissa La Manca. Peça já o seu!

51 comentários:

  1. e um maravilia eu amei

    ResponderExcluir
  2. e muito interessante como surgiu o pontilhismo
    e ideia de genio mesmo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor
    suas informações são
    maravilhosas!!

    ResponderExcluir
  4. gostei mt é mt interessante

    ResponderExcluir
  5. essas ideias sao incriveis

    ResponderExcluir
  6. legal essa técnica,amei

    ResponderExcluir
  7. Comecei a estudar O PONTILHISMO agora em D.G.

    ResponderExcluir
  8. informaçoes muito boas

    ResponderExcluir
  9. Informações simples e práticas, obras excelentes e de aplicação actualíssimas!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  10. parabens... muito bom

    ResponderExcluir
  11. olha e muito interesante essa forma de pintar o pontilhismo e uma tecnica muito boa
    voce pode pintar e ao mesmo tempo pontilhar e claro o que eu estou dizendo e que o pontilhismo e uma arte misturada pontos tintas criaçao e a claro que a arte tudo isso juntus e pontilhismo interncional .
    e voce cria aprende brinca e se diverti com o potialhismo

    ResponderExcluir
  12. eu que manei o de cima ....... ........
    ......................
    ....................
    ................
    .............
    ..........
    .......
    ....
    ..


    e um coraçao nao ficou muito bom mais e isso bai bai bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. saiu errado me descupe gente mais nao deu

      Excluir
  13. As imagens de pontilhismo são super legais e bacanas, eu tambem sei fazer esses desenhos de pontilhismo, sei fazer arvores, pessoas, dinoossauros, lagartos.

    ResponderExcluir
  14. booooooooooom dia flores do dia

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. achei interesante e apesar disso me ajudou em um trabalho de escola...

    ResponderExcluir
  17. esse site me ajudo muito em um trabalho de colegio!

    ResponderExcluir
  18. me judou no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  19. brigado vc me ajudou a tirar nota maxima num trabalhor de artes sobre o pontilhismo!!!!!
    brigadoooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me ajudou tbm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  20. valeu tirei dez em artes hahahhahahahhahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e noissssssss preto..kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  21. adorei me ajudou muito

    ResponderExcluir
  22. gostei muito das informaçoes me ajudaram bastante

    ResponderExcluir
  23. e mesmo como surgiu o pontilhismo e muito interesante isso tambem da imformaçoes sobre uma tecnica das pinturas

    ResponderExcluir
  24. so entrei nesse site pra fazer um trabalho mais quando eu entrei vi bellas artes amei muito as melhores artes e de GEORGES SEURAT vcs nao acham beijao pra todos

    ResponderExcluir
  25. MUIIIIIIITO bom esse site me ajudou bastante para fazer um trabalho

    ResponderExcluir
  26. Muito legal. Vi no discovry com meu filho e resolvi pesquisar

    ResponderExcluir
  27. gostei mt e bastante intressante! ta nota 10

    ResponderExcluir
  28. esse trabalho é a nossa salvação!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. BOA NOTA AQUI VOU EU (XD)

    ResponderExcluir
  30. achei muito interesante o surgimemto do pontilhismo tenho 11 aninhos

    ResponderExcluir
  31. achei muito interresante os desenhos feitos com pontos comecei estudar para a aula de artes !!

    ResponderExcluir
  32. gostei muito como surgiu o pontilhismo muito interesante

    ResponderExcluir