sábado, 22 de outubro de 2011

COMO SURGIU O SÍMBOLO DO CORAÇÃO



Você já parou para pensar em como surgiu o símbolo que representa o coração? Isso sempre despertou a curiosidade dos historiadores, já que o símbolo tem pouco a ver com o coração anatômico. Muitos já tentaram explicar o seu surgimento. Vamos a algumas teorias:




1ª teoria:
Sua origem estaria ligada à semelhança com a folha de hera, que na Antiguidade representava o símbolo da imortalidade e do poder. 



2ª teoria:
O símbolo foi criado a partir de dois cisnes namorando. Essa ave antigamente representava o amor entre dois seres, já que são fiéis ao(a) parceiro(a) por toda sua existência. E quando uma das aves morre, a outra em pouco tempo morre também.


3ª teoria:
A imagem que simboliza o coração mais antiga foi encontrada em uma caverna em Oviedo, na Espanha, e teria sido desenhada há cerca de 12 mil anos. Lá, há um mamute retratado com um coração pintado. O destaque para o coração provavelmente está relacionado ao local onde se deveria atingir com a lança para abatê-lo. 


De lá para cá, inúmeras são as formas de se representar esse símbolo. Isolado ou atravessado pela flecha do Cupido, é o ícone universal do amor. 





Fontes:
Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.12 no.3 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2005
http://trancanago.blogspot.com

7 comentários:

  1. Bela postagem, parabéns...
    Essas teorias são plausíveis, porém é necessário deixar claro que todas foram criadas a posteriori pelos poetas romanticos do século XIX... Historiograficamente falando tem pouca aceitação e quase nenhuma comprovação...
    ;)

    ResponderExcluir
  2. cara mas tem a teoria que o coraçao pode ser uma variaçao das nadegas de uma mulher deitada.uma especie de m eo v vem da vagina

    ResponderExcluir
  3. Mais isto não surgiu em 7000 A.C. onde representava a nádega das mulheres vistas de costa e significava o dos sacerdotes, reis, etc... quando queriam ter relações com pessoas que eles não conheciam e até mesmo seus escravos...

    ResponderExcluir
  4. Li em um documentário que este símbolo representa o amor eros ou seja, o "amor erótico", simbolizando, portanto, uma nádega feminina.
    Anônimo 34

    ResponderExcluir
  5. Concordo com as últimas respostas, realmente parece com as nádegas de uma mulher. Nos dias de hoje pode até parecer que o sexo está mais explícito, mas séculos, e séculos atrás, o sexo era considerado uma adoração por muitos, sim e bem pior do que nos dias atuais. Acredito sim no fato de ter sido um tipo de código sexual representando ao se olhar para as costas de uma mulher durante a relação.

    ResponderExcluir